Alfabetização e letramento na brinquedoteca da UNIFEBE

Um projeto de extensão do curso de pedagogia

Autores/as

  • Eliane Kormann
  • Maiara da Silva Sbardelatti
  • Ivanete Lago Groh
  • Luciane Oliveira da Rosa

Resumen

O artigo objetiva apresentar o projeto de extensão de alfabetização e letramento do Curso de Pedagogia da UNIFEBE e a partir dele discutir os processos de alfabetização e letramento com crianças em idade escolar. O projeto é desenvolvido na Brinquedoteca do referido Curso, para crianças de 6 a 10 anos de idade, em fase de alfabetização e para crianças de 8 a 10 anos para consolidação da alfabetização e ampliação. Abrange os Anos iniciais do Ensino Fundamental, com a aplicação realizada por bolsistas e estagiários da universidade. O projeto tem como objetivo desenvolver os processos de alfabetização e letramento de crianças da comunidade escolar de Brusque – SC, na proposta de reforço escolar com foco nas práticas letradas como Oralidade, Análise Linguística/Semiótica, Leitura/Escuta e Produção de Textos, favorecendo as aprendizagens em condição de defasagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No texto apresentamos alguns aspectos teóricos sobre alfabetização e letramento, a Política Nacional de Alfabetização e seus desdobramentos, o projeto desenvolvido na universidade, as análises dos dados e as considerações finais. Os estudos sobre alfabetização, letramento sustentam nossas análises. Consideramos que alfabetização e letramento são processos desenvolvidos conjuntamente, demandando planejamento, conhecimentos e dedicação por parte do professor, o qual deve considerar a criança como sujeito ativo, capaz e protagonista da sua aprendizagem. As análises mostram a importância do projeto de extensão desenvolvido, auxiliando de forma lúdica, muitas crianças na alfabetização e letramento.

Publicado

2024-06-17