ASSÉDIO MORAL CONTRA SERVIDORAS PÚBLICAS
Palabras clave:
Assédio moral. Abuso de poder. Recusa às diferenças. Mulheres. Organizações Públicas.Resumen
Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a experiência de mulheres trabalhadoras de organizações públicas em relação ao assédio moral no trabalho. Participaram da pesquisa quatro mulheres, servidoras públicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e os dados obtidos foram analisados e categorizados de acordo com a análise de conteúdo categorial temática. Os resultados mostraram casos de assédio que se caracterizaram, principalmente, como vertical descendente, por parte do superior para o subordinado e o abuso de poder como um agravante nos casos de assédio com mulheres em organizações públicas. Ressalta-se a importância de considerar que foram identificadas mulheres como autoras das agressões, o que salienta a necessidade de analisar aspectos de gênero do assediado e assediador, assim como da cultura organizacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.