O cortesão e o modelo de disciplinamento
Palabras clave:
Educação. Renascimento. Modernidade.Resumen
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura possível do livro O Cortesão, de Baldassare Castiglione, na ótica da definição de padrões de comportamento. Pretende mostrar, a partir de bibliografias auxiliares, que a obra de Castiglione, embora escrita no interior e dedicada à Corte Renascentista, em muitos aspectos está na raiz da modernidade. A partir disso, pretende-se evidenciar que o ideal de homem das sociedades modernas foi cunhado e desenvolvido ainda na sociedade de corte. Embora possam ser sinalizadas diversas rupturas da sociedade de corte do renascimento (amparadas em conceitos de comunidade e de vida familiar) para a sociedade moderna (amparada na idéia de Estado-Nação) há muita continuidade de uma para outra. Pode-se afirmar, inclusive, que a ascensão da burguesia não significou a criação de um novo modo de ser para o homem, mas apenas a universalização do padrão definido pela sociedade de corte para todas as camadas da sociedade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.