A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES:MAPEANDO EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Autores/as

  • Alexandro Muhlstedt Universidade Federal do Paraná
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar

Palabras clave:

Ciências Humanas

Resumen

Influenciados pelos movimentos das políticas oficiais pela formação e profissionalização no Brasil, desde 1990, os saberes da prática dos professores têm sido motivo de inúmeras pesquisas na atualidade. O presente trabalho focaliza os saberes docentes como objeto de estudo e propõe uma pesquisa sobre o mapeamento das expectativas de um grupo de 12 professores do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná, a respeito do curso de formação continuada denominado “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio”. O curso foi desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná - UFPR em escola pública do estado do Paraná, em 2014.Trata-se de uma análise sobre os saberes dos professores, constituídos na prática escolar, a partir de frequência aos cursos de formação continuada em serviço, considerando os conhecimentos e práticas que veiculam. Com base nos estudos de Maurice Tardif (2012), são analisados os dados da pesquisa, que revelaram o interesse dos professores participantes, bem como suas indagações, anseios, questionamentos e expectativas a partir da frequência ao curso já referido. A análise levou a identificar na condução do curso, as expectativas, novas lógicas, compartilhamento entre os professores, influenciando novas visões e metodologias das áreas que ministram no Ensino Médio, reafirmando objetivos da formação continuada em serviço, na constituição da profissão docente.

Biografía del autor/a

Alexandro Muhlstedt, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (1999). Pós-graduado em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2002). Atua na área de Educação Pública Estadual, na Organização do Trabalho Pedagógico e na Gestão Educacional. 

Realiza Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, na linha de pesquisa Teoria e Prática de Ensino.

É pedagogo no Colégio Estadual do Paraná - Curitiba, Paraná.

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2006). Foi professora e pedagoga na Rede Municipal de ensino de Curitiba, de 1969 a 1994. Atuou na Secretaria Municipal de Educação, no grupo de Supervisão - Orientação Educacional e Administração (SOESEC) de 1983-1986 . Na referida Secretaria foi chefe da Divisão de Aperfeiçoamento Profissional no período de 1986 a 1988. Permaneceu em escolas da RME de Curitiba como pedagoga de 1989 até 1994. Desde 1995, é professora da área de Currículos e Programas, Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado no Departamento de Planejamento e Administração escolar (DEPLAE) no Setor de Educação da UFPR. Atualmente é professor Adjunto IV, no mesmo Setor (UFPR). Desde 2011, integra o Programa de Pós graduação em educação (PPGE-UFPR), na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. É Líder do Grupo de pesquisas: Formação docente, currículo e práticas pedagógicas - Paradigmas contemporâneos (CNPQ). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores: paradigmas contemporâneos, currículo e práticas (NEPEFOR) na UFPR. Integra desde 2012, o Programa de Mestrado Profissional na área da Formação docente da Universidade Federal do Paraná, como docente da área de Docência e pesquisa.

Publicado

2016-05-12

Número

Sección

Artigos