O ensino de filosofia e o audiovisual
Uma intervenção pedagógica
Resumen
O presente artigo é um relato de intervenção no ensino de filosofia ocorrida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da escola estadual Senador Dinarte Mariz, no Rio Grande do Norte, com o uso do audiovisual, como ferramenta para que os alunos aprendessem a filosofar, utilizando os recursos tecnológicos digitais, sendo estes oriundos dos smartphones, computadores ou outra mídia digital que possa gravar suas produções. Este estudo se configurou como uma pesquisa de natureza qualitativa com nuances de pesquisa-ação. A fundamentação teórica do presente trabalho está inserida nas temáticas do ensino de filosofia, dos objetos de aprendizagem e da aprendizagem criativa a qual visa os alunos a serem não somente receptores do saber mas produtores dos próprios aprendizados e ativos no processo de ensino-aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.