O uso do texto como unidade de Ensino: um estudo de caso em escola no munícipio de São Carlos
Keywords:
Texto. Leitura. Unidade de Ensino. Estudo de caso. Alfabetização.Abstract
Os índices de repetência e de evasão escolar no Brasil resultam principalmente da dificuldade que a escola tem em ensinar a ler e a escrever. Estas evidências do fracasso escolar apontam para a necessidade de reestruturação do ensino da Língua Portuguesa, com o objetivo de encontrar formas que garantam, de fato, a aprendizagem da leitura e da escrita e atendam a uma nova realidade social, que coloca novas demandas e necessidades aos indivíduos, tornando anacrônicos os métodos e conceitos tradicionais. Para tanto, realizou-se na EMEI Carmelita Rocha Ramalho, durante o ano de 2001, uma pesquisa envolvendo professores que optaram pela alfabetização através da silabação e professores que preferiram utilizar o texto como unidade de ensino. Foram selecionadas crianças com 6 anos completos e que se encontravam na fase pré-silábica de alfabetização. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevistas com os professores, observações das práticas pedagógicas em salas de aula e aplicações de atividades junto aos alunos, para a análise do desenvolvimento do processo de linguagem dos mesmos. Pela análise dos dados, conclui-se que os alunos que são alfabetizados através de textos, desenvolvem com maior eficiência as competências para conquistarem o uso desejável e eficaz da linguagem. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade, devido à relevância do tema e a riqueza dos dados coletados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.