ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
Keywords:
Marcha atlética. Desvios posturais. Biomecânica da marcha.Abstract
A marcha atlética é uma prova do atletismo que, no Brasil, há poucos participantes comparados a outras provas ou modalidades esportivas. A bibliografia é escassa e o presente estudo poderá auxiliar no acompanhamento postural, por parte dos atletas e dos responsáveis técnicos. O objetivo deste estudo foi verificar alterações posturais em atletas de marcha atlética das equipes de alto rendimento das categorias menores, juvenil e adulto. A amostra foi composta de 10 atletas do sexo masculino, com idade entre 15 e 40 anos, com média de tempo de prática na prova de 7,25 anos (DP± 7,13). Como instrumentos de medida foram utilizados um questionário para obtenção de dados relacionados à prática da marcha atlética e avaliação postural estática observacional com auxílio de um simetrógrafo, conforme protocolo de Kendall. Foram realizadas fotografias de cada indivíduo na vista anterior, lateral e posterior. Verificou-se que toda a amostra apresentou algum tipo de alteração postural, as de maior incidência foram: protração de ombros (100%), cifose torácica e antepulsão da pelve (90%), anteroversão da pelve (80%) e lordose lombar (70%). Faz necessário um estudo longitudinal para evidenciar as causas destas alterações que podem estar relacionados com a biomecânica exigida na prova, associados à intensa carga e volume de treinamento por ser uma prova de longa duração com alto grau de repetição.Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.