O MÉTODO FÔNICO SOB A PERSPECTIVA NEUROPSICOLÓGICA
Palavras-chave:
alfabetização, consciência fonológica, leitura, método fônico.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar e discutir, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre a utilização do Método Fônico na alfabetização infantil e as funções neuropsicológicas implicadas na leitura. Para isso, buscou-se primeiramente o entendimento de quais as habilidades necessárias para que o aluno esteja apto para a aprendizagem da leitura, ou seja, quais elementos e fatores são tidos como conhecimentos mínimos necessários para partir para a alfabetização formal. Em seguida, expõe-se um discurso que abrange a organização neurológica no ato da leitura e sua natureza inata, perpassando desde a chegada da informação, o processamento e as respostas adquiridas - inputs e outputs. Debruça-se ainda sobre a abordagem do Método Fônico, e sua relação com os limites biológicos da arquitetura cerebral, além de salientar brevemente a questão da contribuição destes conhecimentos para um melhor direcionamento da prática educativa no que tange à alfabetização. Considera-se finalmente, que a opção por Métodos Fônicos não implica em ignorar a existência e utilização de processamentos top-down, há a necessidade de uma integração teórica, visto que as salas de aula são tomadas pela heterogeneidade dos educandos, com dificuldades e potencialidades distintas. Portanto, é preciso saber utilizar o que é mais adequado conforme as condições do momento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.