O MÉTODO FÔNICO SOB A PERSPECTIVA NEUROPSICOLÓGICA

Autores

  • Daiany Toffaloni Barbosa Universidade Positivo
  • Nelly Narcizo de Souza Universidade Positivo.

Palavras-chave:

alfabetização, consciência fonológica, leitura, método fônico.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar e discutir, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre a utilização do Método Fônico na alfabetização infantil e as funções neuropsicológicas implicadas na leitura. Para isso, buscou-se primeiramente o entendimento de quais as habilidades necessárias para que o aluno esteja apto para a aprendizagem da leitura, ou seja, quais elementos e fatores são tidos como conhecimentos mínimos necessários para partir para a alfabetização formal. Em seguida, expõe-se um discurso que abrange a organização neurológica no ato da leitura e sua natureza inata, perpassando desde a chegada da informação, o processamento e as respostas adquiridas - inputs e outputs. Debruça-se ainda sobre a abordagem do Método Fônico, e sua relação com os limites biológicos da arquitetura cerebral, além de salientar brevemente a questão da contribuição destes conhecimentos para um melhor direcionamento da prática educativa no que tange à alfabetização. Considera-se finalmente, que a opção por Métodos Fônicos não implica em ignorar a existência e utilização de processamentos top-down, há a necessidade de uma integração teórica, visto que as salas de aula são tomadas pela heterogeneidade dos educandos, com dificuldades e potencialidades distintas. Portanto, é preciso saber utilizar o que é mais adequado conforme as condições do momento.

 

Biografia do Autor

Nelly Narcizo de Souza, Universidade Positivo.

Pedagoga, Especialista em Neuropsicologia, Mestre e Doutora em Educação. Coordena cursos de pós graduação lato sensu em Neuropsicologia Educacional e Desenvolvimento Infantil na Universidade Positivo. Professora de graduação e pós graduação lato sensu na Universidade Positivo.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos