A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES:MAPEANDO EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Autores

  • Alexandro Muhlstedt Universidade Federal do Paraná
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar

Palavras-chave:

Ciências Humanas

Resumo

Influenciados pelos movimentos das políticas oficiais pela formação e profissionalização no Brasil, desde 1990, os saberes da prática dos professores têm sido motivo de inúmeras pesquisas na atualidade. O presente trabalho focaliza os saberes docentes como objeto de estudo e propõe uma pesquisa sobre o mapeamento das expectativas de um grupo de 12 professores do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná, a respeito do curso de formação continuada denominado “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio”. O curso foi desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná - UFPR em escola pública do estado do Paraná, em 2014.Trata-se de uma análise sobre os saberes dos professores, constituídos na prática escolar, a partir de frequência aos cursos de formação continuada em serviço, considerando os conhecimentos e práticas que veiculam. Com base nos estudos de Maurice Tardif (2012), são analisados os dados da pesquisa, que revelaram o interesse dos professores participantes, bem como suas indagações, anseios, questionamentos e expectativas a partir da frequência ao curso já referido. A análise levou a identificar na condução do curso, as expectativas, novas lógicas, compartilhamento entre os professores, influenciando novas visões e metodologias das áreas que ministram no Ensino Médio, reafirmando objetivos da formação continuada em serviço, na constituição da profissão docente.

Biografia do Autor

Alexandro Muhlstedt, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (1999). Pós-graduado em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2002). Atua na área de Educação Pública Estadual, na Organização do Trabalho Pedagógico e na Gestão Educacional. 

Realiza Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, na linha de pesquisa Teoria e Prática de Ensino.

É pedagogo no Colégio Estadual do Paraná - Curitiba, Paraná.

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2006). Foi professora e pedagoga na Rede Municipal de ensino de Curitiba, de 1969 a 1994. Atuou na Secretaria Municipal de Educação, no grupo de Supervisão - Orientação Educacional e Administração (SOESEC) de 1983-1986 . Na referida Secretaria foi chefe da Divisão de Aperfeiçoamento Profissional no período de 1986 a 1988. Permaneceu em escolas da RME de Curitiba como pedagoga de 1989 até 1994. Desde 1995, é professora da área de Currículos e Programas, Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado no Departamento de Planejamento e Administração escolar (DEPLAE) no Setor de Educação da UFPR. Atualmente é professor Adjunto IV, no mesmo Setor (UFPR). Desde 2011, integra o Programa de Pós graduação em educação (PPGE-UFPR), na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. É Líder do Grupo de pesquisas: Formação docente, currículo e práticas pedagógicas - Paradigmas contemporâneos (CNPQ). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores: paradigmas contemporâneos, currículo e práticas (NEPEFOR) na UFPR. Integra desde 2012, o Programa de Mestrado Profissional na área da Formação docente da Universidade Federal do Paraná, como docente da área de Docência e pesquisa.

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Publicado

2016-05-12

Edição

Seção

Artigos