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Autores

  • Karen De Carli Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Márcia Magalhães Witee Paloschi Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Nathália Berger Werlang FAI Faculdades
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/Univali)
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/Univali)

Palavras-chave:

administração pública, agricultura familiar, estratégia, posicionamento mercadológico, comunicação e marketing

Resumo

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.

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Publicado

2016-06-22

Edição

Seção

Artigos