TENSÕES ENTRE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES)
Palavras-chave:
Regulação. Avaliação emancipatória. Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorResumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pelo governo brasileiro como um sistema de avaliação integrador das energias emancipatórias e regulatórias, anteriormente consideradas dicotômicas. Por um lado, a avaliação emancipatória se propõe a promover ações pelas quais os sujeitos envolvidos em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação. Mas, por outro lado, a regulação apresenta uma lógica intervencionista, pela qual um agente externo impõe critérios e dimensões a serem cumpridos pelos sujeitos, objetivando a garantia da qualidade da educação superior. O objetivo geral deste artigo é analisar a proposta integrativa do SINAES, confrontando-a as bases teóricas de avaliação e regulação. O método de pesquisa é exploratório, de natureza qualitativa, realizando-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. O texto descreve a evolução dos sentidos de avaliação, compara a avaliação emancipatória com a regulação estatal, à luz do SINAES. As conclusões apontam que a prática da avaliação emancipatória ainda é insipiente no modelo, pois, apesar de existirem princípios formativos no escopo teórico do SINAES, a lógica intervencionista da regulação imposta pelo Estado denuncia que as tensões ainda estão longe do fim.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.