Jogos E Contação De Histórias: Um Relato de Experiência
Resumo
Reconhecendo o jogo e as histórias como elementos do patrimônio cultural de uma sociedade, acadêmicos dos cursos de Educação e Pedagogia desenvolveram o projeto Vídeos – Jogos e Contação de Histórias como parte de um projeto de curricularização da extensão. De acordo com a Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Desse modo, foram produzidos vídeos de contações de histórias e das brincadeiras e rodas cantadas, com foco na preservação do patrimônio histórico cultural.Referências
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/ l13005.htm. Acesso em: 23 out. 2020
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE
DEZEMBRO DE 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Disponível em:
https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2665. Acesso em: 26 jun. 2020.CORDEIRO, Juliana et al. Efeitos da atividade física na memória
declarativa, capacidade funcional e qualidade de vida em idosos. Rev.
Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2014; 17(3):541-552.
ESTEVÃO, P. A. M.; SOUZA, V. As brincadeiras populares no contexto das
aulas de educação física escolar dos anos finais do ensino fundamental.
Relatório Final de Estágio Supervisionado III aprovado como requisito para obtenção de grau em Licenciatura no Curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque. Brusque/SC: UNIFEBE, 2016.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o
desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. -Porto Alegre: AMGH, 2013.
HAELSNER, Taiana. Vozes do passado, saberes no presente: heranças
culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In:
http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_H
AELSNER.pdf Acesso em: 12 jun. 2020.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 6. ed.
Petrópolis: Vozes, 1993.
PORFÍRIO, F.. "Patrimônio histórico cultural": Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm. Acesso em: 26 jun. 2020.
SILVA, Eduardo Rodrigues da. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In:
http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf Acesso em: 12 jun. 2020