https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/issue/feed Curricularização: Extensão Universitária 2022-11-17T17:32:28-03:00 Leonardo Ristow leonardo.ristow@unifebe.edu.br Open Journal Systems <p>A CurricularizAção: exetensão universitária é uma publicação do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e tem como objetivo divulgar, de forma regular, pesquisas a respeito dos projetos de curricularização da extensão universitária desenvolvidos pelos docentes e discentes da Instituição, assim como de colaboradores externos.</p> https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/905 Conselho Editorial: Revista Extensão 2022-11-17T17:32:28-03:00 Jamaica de Sousa jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>Conselho Editorial: Revista Extensão</p> 2022-11-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/888 Apresentação 2022-11-10T10:39:12-03:00 Leonardo Ristow jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>No segundo semestre de 2020, as atividades da Curricularização da Extensão<br>dos cursos de graduação da UNIFEBE ofertaram à comunidade, algum tipo de<br>atendimento profissional dentro das competências de cada área. Tais atividades<br>tiveram como objetivo estimular o pensamento crítico dos acadêmicos e<br>acadêmicas a respeito de problemas existentes na comunidade e no mercado<br>de trabalho</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/890 A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MEIO À COMPLEXIDADE CONTEMPORÂNEA 2022-11-10T11:07:16-03:00 Arina Blum jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>A extensão universitária se depara com inúmeros desafios, entre eles a complexidade contemporânea. Quando o objetivo nos projetos de extensão é o de resolver problemas reais, é preciso ter ciência de que fatores complexos permearão a busca por caminhos e respostas. Ponderando questões nesse contexto, apresenta-se um artigo de opinião, com o objetivo de relacionar<br>aspectos da extensão universitária com a complexidade presente na sociedade contemporânea. Foi embasado em uma pesquisa bibliográfica e documental e na vivência docente na extensão. São explanados alguns achados que demonstram serem caminhos para a extensão universitária o uso de recursos humanos para compreensão crítica da realidade e a disposição para reconfigurações e para metaprojeto das práticas.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/904 RESOLUÇÕES DE DESIGN E COMUNICAÇÃO AO ALCANCE DA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-14T11:12:19-03:00 Edna Regina Steinhauser editora@unifebe.edu.br Gabriela Poltronieri Lenzi editora@unifebe.edu.br Edineia Pereira da Silva editora@unifebe.edu.br Igor Rezka Pinheiro editora@unifebe.edu.br Arina Blum editora@unifebe.edu.br Jefferson Cortinove de Oliveira editora@unifebe.edu.br Denise Maria Sapelli editora@unifebe.edu.br Thiago dos Santos editora@unifebe.edu.br <p>Com o propósito de integrar a extensão, integrando à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, realizaram o projeto de curricularização intitulado: Resoluções de design e comunicação ao alcance da comunidade. O projeto foi dividido em três fases: exploratória, que envolveu etapas e ferramentas de prospecção e planejamento; projetual, que é essencialmente o momento criativo, sendo esse o “central do processo de projeto, onde todas as tarefas de pesquisa, análise e síntese e cada um dos elementos envolvidos, foram produzidos e compreendidos nas etapas relacionadas aos feedbacks à comunidade e divulgação dos resultados alcançados.</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/896 A ENGENHARIA MECÂNICA AO ALCANCE DA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPEPRIÊNCIA 2022-11-14T10:02:03-03:00 Ricardo Siwerdt jamaica.sousa@unifebe.edu.br Vivian Siffert Wildner jamaica.sousa@unifebe.edu.br Junelene Custódio Pruner jamaica.sousa@unifebe.edu.br Ademar Kohler jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>O Art. 8º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, aponta que as atividades de extensão podem ser caracterizadas como programas, projetos, cursos e oficinas, eventos ou prestação de serviço. Após um levantamento realizado por professores, foi diagnosticado a carência de conhecimento de um setor da sociedade, com relação as possibilidades que um Engenheiro Mecânico<br>pode realizar na sua profissão. Desse modo, veio de encontro à ideia de integrar a comunidade ao Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, que busca formar profissionais capacitados a atuar nos diversos setores da indústria Metal Mecânica. Como metodologia, foram realizadas atividades de diagnóstico, planejamento e intervenção de uma oficina didática sobre Desenho Assistido por Computador I – CAD I.</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/899 RESSIGNIFICANDO PROJETOS DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-14T10:42:22-03:00 Luzia de Miranda Meurer jamaica.sousa@unifebe.edu.br André Boscatto jamaica.sousa@unifebe.edu.br Adonis Marcos Lisboa jamaica.sousa@unifebe.edu.br Camila da Cunha Nunes jamaica.sousa@unifebe.edu.br Aline Bernardes de Souza jamaica.sousa@unifebe.edu.br André Luiz de Oliveira Braz jamaica.sousa@unifebe.edu.br Ivanete Lago Groh jamaica.sousa@unifebe.edu.br Luzia de Miranda Meurer jamaica.sousa@unifebe.edu.br Fabiani Cristini Cervi Colombi jamaica.sousa@unifebe.edu.br Fernanda Germani de Olveira Chiratti jamaica.sousa@unifebe.edu.br José Francisco dos Santos jamaica.sousa@unifebe.edu.br Ivanete Lago Groh jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>De acordo com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Nesse sentido, os cursos de Educação Física e Pedagogia desenvolveram o projeto “Ressignificando projetos de vida”. O projeto foi desenvolvido com a parceira da comunidade Bethânia. Ao longo das 36 horas, foram contemplados desde o conhecimento do campo, a formação e estudos dos acadêmicos sobre a temática, a preparação das ações, a aplicação, avaliação de todo processo e finalização com a produção de um banner apresentando o projeto de extensão. Por fim, a temática do projeto foi ao encontro do item II do Art. 5º da mesma Resolução, que determina a interdisciplinaridade e o contexto social da extensão universitária “a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular” (BRASIL, 2018, p. 2).</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/892 FONTES DE INCENTIVOS: RECURSOS DESTINADOS A MUSEUS DE BRUSQUE 2022-11-10T16:33:21-03:00 Antonio Carlos Schlindwein jamaica.sousa@unifebe.edu.br Anderson Dorow jamaica.sousa@unifebe.edu.br Célio Acelino dos Santos Júnior jamaica.sousa@unifebe.edu.br Roberto Heinzle jamaica.sousa@unifebe.edu.br Luciana Maria Baron Gamba jamaica.sousa@unifebe.edu.br Luciano Hausmann Souza jamaica.sousa@unifebe.edu.br Cristiano Chiminelli jamaica.sousa@unifebe.edu.br Simoni Urnau Bonfiglio jamaica.sousa@unifebe.edu.br Claudia Furtado jamaica.sousa@unifebe.edu.br João Batista Adami jamaica.sousa@unifebe.edu.br André Luis Almeida Bastos jamaica.sousa@unifebe.edu.br Ademir Bernardino da Silva jamaica.sousa@unifebe.edu.br Maico Tomasi jamaica.sousa@unifebe.edu.br Hannelore Nehring jamaica.sousa@unifebe.edu.br Sidnei Baron jamaica.sousa@unifebe.edu.br Jonathan Nau jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>De acordo com a Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018 em seu Art 3º, as atividades de extensão na Educação Superior devem integrar à matriz curricular, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade. Desse modo, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Processos Gerenciais e<br>Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque desenvolveram o projeto “Fontes de Incentivos: Recursos Destinados a Museus de Brusque”, como atividade de curricularização da extensão. O projeto resultou no desenvolvimento de um site para auxiliar os museus de Brusque (Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e Instituto<br>Aldo Krieger).</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/897 UM OLHAR INSTITUCIONALIZADO PARA A DEPENDÊNCIA DE SUBSTANCIAS PSICOATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-14T10:12:58-03:00 Luzia de Miranda Meurer jamaica.sousa@unifebe.edu.br Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti jamaica.sousa@unifebe.edu.br Aline Bernardes de Souza jamaica.sousa@unifebe.edu.br André Luiz Thieme jamaica.sousa@unifebe.edu.br Gustavo Angeli jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>Em consonância com a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, regulamentada em 18 de dezembro de 2018, a qual regulamenta as atividades acadêmicas de extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, o Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque discutiu a proposta de Curricularização da extensão em reunião de Colegiado do Curso. <br>Foi decidido em desenvolver um projeto para buscar compreender as implicações acerca da dependência de substâncias psicoativas, junto a entidade O Ministério Terremoto Move Alicerces, Portas e Prisões (TMAPP). Para tanto, no segundo semestre de 2020, foi realizada uma entrevista com a responsável pela Casa TMAP. Os dados obtidos foram analisados e interpretados à luz da teoria científica da área. Os resultados do projeto foram comunicados/apresentados em formato de um portfólio e socializados entre os acadêmicos do curso de Psicologia e seus professores, bem como com a presença da representante da instituição parceira.</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/900 RECONSTRUINDO O PASSADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-14T10:47:57-03:00 Francisco Alberto Skorupa jamaica.sousa@unifebe.edu.br Marcelius Oliveira de Aguiar jamaica.sousa@unifebe.edu.br João Paulo Ramos Vexani editora@unifebe.edu.br Edinéia Pereira da Silva editora@unifebe.edu.br <p>O projeto reconstruindo o passado leva em consideração a interpretação da paisagem do passado com os instrumentos atualmente disponíveis. Desenvolvida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, faz parte da Curricularização da Extensão, constituído por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa sobre o Palacete Renaux. Os dados coletados foram utilizados para o desenvolvimento de desenhos e para a construção da maquete. A valorização do patrimônio arquitetônico e sua inserção no cotidiano dos cidadãos, permite que tais edificações sejam percebidas, constituindo-se como parte integrante do passado e da história local. Assim, a curricularização da extensão buscou estimular a formação cidadã dos estudantes de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, articulando ensino, extensão e pesquisa.</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/894 GALERIA VIRTUAL DE PRESIDENTES DA OAB - SUBSEÇÃO DE BRUSQUE/SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-10T16:48:34-03:00 Samantha Stacciarini jamaica.sousa@unifebe.edu.br Fábio Schlickmann jamaica.sousa@unifebe.edu.br Fernando Rafael Correa jamaica.sousa@unifebe.edu.br Juscelino Carlos Boos jamaica.sousa@unifebe.edu.br Wagner Dantas de Souza jamaica.sousa@unifebe.edu.br Moacir Gomes Ribeiro jamaica.sousa@unifebe.edu.br Aloir José Konopka jamaica.sousa@unifebe.edu.br Simoni Urnau Bonfiglio jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>O termo patrimônio histórico cultural se refere a tudo que é produzido pela cultura de determinada sociedade, tendo sua importância cultural e científica. O curso de Direito do Centro Universitário de Brusque desenvolveu o projeto Galeria Virtual de Presidentes da OAB - Subseção de Brusque/SC, trabalhando a área transversal de memória e patrimônio cultural, na curricularização da extensão. De acordo com Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Assim, acadêmicos e professores em dois semestres realizaram encontros em formato take-home, pesquisa histórica e documental, entrevistas virtuais e presenciais, assim como atividades diretamente relacionadas à construção da galeria virtual.</p> 2022-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/898 CONCEPÇÃO DE TRELIÇAS ESTRUTURAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2022-11-14T10:32:08-03:00 Junelene Costódio Pruner jamaica.sousa@unifebe.edu.br Ademar Kohler jamaica.sousa@unifebe.edu.br Vivian Siffert Wildner jamaica.sousa@unifebe.edu.br Jaison Homero de Oliveira Knoblauch jamaica.sousa@unifebe.edu.br Celso da Silva Mafra Junior jamaica.sousa@unifebe.edu.br <p>No segundo semestre de 2020, o curso de Engenharia Civil, buscou apresentar as diferentes formas construtivas de telhado e estruturas mistas que uma construção poderá ter. Em consonância com a Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, na qual define que a extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Para tanto, ao longo das 36 horas de execução do projeto, professores e acadêmicos estudaram as diferentes formas de construção de treliças, avaliando a teoria e a experimentação de treliças estruturais constituídas por barras. Além da pesquisa, foi realizada uma palestra com um professor especialista no tema. A partir da pesquisa, foi realizada a construção da maquete física. Ao final, foi realizado um seminário on-line com as apresentações dos trabalhos.</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/903 ENTREVISTA COM Sr.ª. SIMONE VARGAS MAZERA COORDENADORA DE ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE BETHÂNIA 2022-11-14T10:59:58-03:00 SIMONE VARGAS MAZERA editora@unifebe.edu.br Arthur Timm editora@unifebe.edu.br <p>ENTREVISTA COM Sr.ª. SIMONE VARGAS MAZERA COORDENADORA DE ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE BETHÂNIA</p> 2022-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária