Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao <p>A CurricularizAção: exetensão universitária é uma publicação do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e tem como objetivo divulgar, de forma regular, pesquisas a respeito dos projetos de curricularização da extensão universitária desenvolvidos pelos docentes e discentes da Instituição, assim como de colaboradores externos.</p> pt-BR leonardo.ristow@unifebe.edu.br (Leonardo Ristow) ni.web@unifebe.edu.br (Núcleo de informática) qui, 10 nov 2022 10:54:26 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 RESOLUÇÕES DE DESIGN E COMUNICAÇÃO AO ALCANCE DA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/904 <p>Com o propósito de integrar a extensão, integrando à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, realizaram o projeto de curricularização intitulado: Resoluções de design e comunicação ao alcance da comunidade. O projeto foi dividido em três fases: exploratória, que envolveu etapas e ferramentas de prospecção e planejamento; projetual, que é essencialmente o momento criativo, sendo esse o “central do processo de projeto, onde todas as tarefas de pesquisa, análise e síntese e cada um dos elementos envolvidos, foram produzidos e compreendidos nas etapas relacionadas aos feedbacks à comunidade e divulgação dos resultados alcançados.</p> Edna Regina Steinhauser, Gabriela Poltronieri Lenzi, Edineia Pereira da Silva, Igor Rezka Pinheiro, Arina Blum, Jefferson Cortinove de Oliveira, Denise Maria Sapelli, Thiago dos Santos Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/904 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 A ENGENHARIA MECÂNICA AO ALCANCE DA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPEPRIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/896 <p>O Art. 8º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, aponta que as atividades de extensão podem ser caracterizadas como programas, projetos, cursos e oficinas, eventos ou prestação de serviço. Após um levantamento realizado por professores, foi diagnosticado a carência de conhecimento de um setor da sociedade, com relação as possibilidades que um Engenheiro Mecânico<br>pode realizar na sua profissão. Desse modo, veio de encontro à ideia de integrar a comunidade ao Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, que busca formar profissionais capacitados a atuar nos diversos setores da indústria Metal Mecânica. Como metodologia, foram realizadas atividades de diagnóstico, planejamento e intervenção de uma oficina didática sobre Desenho Assistido por Computador I – CAD I.</p> Ricardo Siwerdt, Vivian Siffert Wildner, Junelene Custódio Pruner, Ademar Kohler Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/896 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 RESSIGNIFICANDO PROJETOS DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/899 <p>De acordo com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Nesse sentido, os cursos de Educação Física e Pedagogia desenvolveram o projeto “Ressignificando projetos de vida”. O projeto foi desenvolvido com a parceira da comunidade Bethânia. Ao longo das 36 horas, foram contemplados desde o conhecimento do campo, a formação e estudos dos acadêmicos sobre a temática, a preparação das ações, a aplicação, avaliação de todo processo e finalização com a produção de um banner apresentando o projeto de extensão. Por fim, a temática do projeto foi ao encontro do item II do Art. 5º da mesma Resolução, que determina a interdisciplinaridade e o contexto social da extensão universitária “a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular” (BRASIL, 2018, p. 2).</p> Luzia de Miranda Meurer, André Boscatto, Adonis Marcos Lisboa, Camila da Cunha Nunes, Aline Bernardes de Souza, André Luiz de Oliveira Braz, Ivanete Lago Groh, Luzia de Miranda Meurer, Fabiani Cristini Cervi Colombi, Fernanda Germani de Olveira Chiratti, José Francisco dos Santos, Ivanete Lago Groh Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/899 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 FONTES DE INCENTIVOS: RECURSOS DESTINADOS A MUSEUS DE BRUSQUE https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/892 <p>De acordo com a Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018 em seu Art 3º, as atividades de extensão na Educação Superior devem integrar à matriz curricular, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade. Desse modo, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Processos Gerenciais e<br>Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque desenvolveram o projeto “Fontes de Incentivos: Recursos Destinados a Museus de Brusque”, como atividade de curricularização da extensão. O projeto resultou no desenvolvimento de um site para auxiliar os museus de Brusque (Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e Instituto<br>Aldo Krieger).</p> Antonio Carlos Schlindwein, Anderson Dorow, Célio Acelino dos Santos Júnior, Roberto Heinzle, Luciana Maria Baron Gamba, Luciano Hausmann Souza, Cristiano Chiminelli, Simoni Urnau Bonfiglio, Claudia Furtado, João Batista Adami, André Luis Almeida Bastos, Ademir Bernardino da Silva, Maico Tomasi, Hannelore Nehring, Sidnei Baron, Jonathan Nau Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/892 qui, 10 nov 2022 00:00:00 -0300 UM OLHAR INSTITUCIONALIZADO PARA A DEPENDÊNCIA DE SUBSTANCIAS PSICOATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/897 <p>Em consonância com a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, regulamentada em 18 de dezembro de 2018, a qual regulamenta as atividades acadêmicas de extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, o Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque discutiu a proposta de Curricularização da extensão em reunião de Colegiado do Curso. <br>Foi decidido em desenvolver um projeto para buscar compreender as implicações acerca da dependência de substâncias psicoativas, junto a entidade O Ministério Terremoto Move Alicerces, Portas e Prisões (TMAPP). Para tanto, no segundo semestre de 2020, foi realizada uma entrevista com a responsável pela Casa TMAP. Os dados obtidos foram analisados e interpretados à luz da teoria científica da área. Os resultados do projeto foram comunicados/apresentados em formato de um portfólio e socializados entre os acadêmicos do curso de Psicologia e seus professores, bem como com a presença da representante da instituição parceira.</p> Luzia de Miranda Meurer, Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti, Aline Bernardes de Souza, André Luiz Thieme, Gustavo Angeli Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/897 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 RECONSTRUINDO O PASSADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/900 <p>O projeto reconstruindo o passado leva em consideração a interpretação da paisagem do passado com os instrumentos atualmente disponíveis. Desenvolvida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, faz parte da Curricularização da Extensão, constituído por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa sobre o Palacete Renaux. Os dados coletados foram utilizados para o desenvolvimento de desenhos e para a construção da maquete. A valorização do patrimônio arquitetônico e sua inserção no cotidiano dos cidadãos, permite que tais edificações sejam percebidas, constituindo-se como parte integrante do passado e da história local. Assim, a curricularização da extensão buscou estimular a formação cidadã dos estudantes de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, articulando ensino, extensão e pesquisa.</p> Francisco Alberto Skorupa, Marcelius Oliveira de Aguiar, João Paulo Ramos Vexani, Edinéia Pereira da Silva Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/900 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 GALERIA VIRTUAL DE PRESIDENTES DA OAB - SUBSEÇÃO DE BRUSQUE/SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/894 <p>O termo patrimônio histórico cultural se refere a tudo que é produzido pela cultura de determinada sociedade, tendo sua importância cultural e científica. O curso de Direito do Centro Universitário de Brusque desenvolveu o projeto Galeria Virtual de Presidentes da OAB - Subseção de Brusque/SC, trabalhando a área transversal de memória e patrimônio cultural, na curricularização da extensão. De acordo com Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Assim, acadêmicos e professores em dois semestres realizaram encontros em formato take-home, pesquisa histórica e documental, entrevistas virtuais e presenciais, assim como atividades diretamente relacionadas à construção da galeria virtual.</p> Samantha Stacciarini, Fábio Schlickmann, Fernando Rafael Correa, Juscelino Carlos Boos, Wagner Dantas de Souza, Moacir Gomes Ribeiro, Aloir José Konopka, Simoni Urnau Bonfiglio Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/894 qui, 10 nov 2022 00:00:00 -0300 CONCEPÇÃO DE TRELIÇAS ESTRUTURAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/898 <p>No segundo semestre de 2020, o curso de Engenharia Civil, buscou apresentar as diferentes formas construtivas de telhado e estruturas mistas que uma construção poderá ter. Em consonância com a Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, na qual define que a extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Para tanto, ao longo das 36 horas de execução do projeto, professores e acadêmicos estudaram as diferentes formas de construção de treliças, avaliando a teoria e a experimentação de treliças estruturais constituídas por barras. Além da pesquisa, foi realizada uma palestra com um professor especialista no tema. A partir da pesquisa, foi realizada a construção da maquete física. Ao final, foi realizado um seminário on-line com as apresentações dos trabalhos.</p> Junelene Costódio Pruner, Ademar Kohler, Vivian Siffert Wildner, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, Celso da Silva Mafra Junior Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/898 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 ENTREVISTA COM Sr.ª. SIMONE VARGAS MAZERA COORDENADORA DE ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE BETHÂNIA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/903 <p>ENTREVISTA COM Sr.ª. SIMONE VARGAS MAZERA COORDENADORA DE ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE BETHÂNIA</p> SIMONE VARGAS MAZERA, Arthur Timm Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/903 seg, 14 nov 2022 00:00:00 -0300 Conselho Editorial: Revista Extensão https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/905 <p>Conselho Editorial: Revista Extensão</p> Jamaica de Sousa Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/905 qui, 17 nov 2022 00:00:00 -0300 Apresentação https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/888 <p>No segundo semestre de 2020, as atividades da Curricularização da Extensão<br>dos cursos de graduação da UNIFEBE ofertaram à comunidade, algum tipo de<br>atendimento profissional dentro das competências de cada área. Tais atividades<br>tiveram como objetivo estimular o pensamento crítico dos acadêmicos e<br>acadêmicas a respeito de problemas existentes na comunidade e no mercado<br>de trabalho</p> Leonardo Ristow Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/888 qui, 10 nov 2022 00:00:00 -0300 A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MEIO À COMPLEXIDADE CONTEMPORÂNEA https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/890 <p>A extensão universitária se depara com inúmeros desafios, entre eles a complexidade contemporânea. Quando o objetivo nos projetos de extensão é o de resolver problemas reais, é preciso ter ciência de que fatores complexos permearão a busca por caminhos e respostas. Ponderando questões nesse contexto, apresenta-se um artigo de opinião, com o objetivo de relacionar<br>aspectos da extensão universitária com a complexidade presente na sociedade contemporânea. Foi embasado em uma pesquisa bibliográfica e documental e na vivência docente na extensão. São explanados alguns achados que demonstram serem caminhos para a extensão universitária o uso de recursos humanos para compreensão crítica da realidade e a disposição para reconfigurações e para metaprojeto das práticas.</p> Arina Blum Copyright (c) 2022 Curricularização: Extensão Universitária https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/Curricularizacao/article/view/890 qui, 10 nov 2022 00:00:00 -0300