RESSIGNIFICANDO PROJETOS DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
De acordo com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. Nesse sentido, os cursos de Educação Física e Pedagogia desenvolveram o projeto “Ressignificando projetos de vida”. O projeto foi desenvolvido com a parceira da comunidade Bethânia. Ao longo das 36 horas, foram contemplados desde o conhecimento do campo, a formação e estudos dos acadêmicos sobre a temática, a preparação das ações, a aplicação, avaliação de todo processo e finalização com a produção de um banner apresentando o projeto de extensão. Por fim, a temática do projeto foi ao encontro do item II do Art. 5º da mesma Resolução, que determina a interdisciplinaridade e o contexto social da extensão universitária “a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular” (BRASIL, 2018, p. 2).