Olimpíadas na educação física escolar: um projeto do PIBID
Palavras-chave:
Olimpíadas no Brasil. Olimpíadas Escolar. Pibid.Resumo
Durante a realização das Olimpíadas observamos que os alunos da escola neste período estavam envolvidos com as discussões das olimpíadas no Brasil, nesse sentido propomos aos mesmos este projeto. O referido estudo é um relato de experiência realizada pelos acadêmicos do curso de Educação Física, que participaram do Projeto de Educação Física do PIBID, realizado em uma Escola da Rede estadual de Ensino no Município deSão João Batista –SC. A temática desenvolvida foi as Olimpíadas na
Educação Física Escolar. O projeto iniciou no primeiro semestre de 2016, com quatro turmas do ensino médio e ensino fundamental. Teve com o objetivo o conhecimento histórico e a vivência de algumas modalidades
esportivas que são realizadas nas olimpíadas e que são pouco conhecidas
e vivenciadas entre os alunos. Apresentamos as atividades realizadas com
os alunos do Ensino fundamental e Ensino médio. As atividades realizadas
foram: aulas teóricas, com o diálogo com os alunos com apresentação do tema Olimpíadas abordando o contexto histórico; Esportes olímpicos; Os
países sedes e os gastos. Atividades práticas e teóricas do esporte ginástica rítmica, por meio de vídeo; Vivências dos aparelhos, bolas, arcos, fitas e massas e elaboração de apresentações em equipes. Atividades
práticas do esporte Badminton com: atividades práticas de introdução do esporte Badminton, vivência em duplas com diferentes raquetes e petecas e disputa em duplas do esporte Badminton. Neste projeto foi realizada também a atividade de produção de desenhos que representem a olimpíadas, depois houve a construção dos implementos do atletismo, sendo eles o martelo, peso e disco. Foi desenvolvida ainda a Olimpíada escolar, na qual se privilegiou a prática de algumas modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos, com fim recreativo e informacional para os alunos. Uma das tarefas dessa Olimpíada foi a construção da bandeira e os hinos das equipes, assim tendo continuidade com provas das modalidades de corrida denominada de revezamento
de 4x100, de competições de futebol e voleibol, e também atividades
de Ginastica Rítmica. Pôde-se observar grande participação durante as aulas de Educação Física, e os alunos realizaram a maior parte das atividades propostas. Foram identificadas melhoras em algumas
capacidades, como trabalho em equipe, a colaboração e o conhecimento quanto ao tema. Os resultados revelam um avanço qualitativo do processo de formação de todos os envolvidos.
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