Projeto PIBID – corporeidade aprimorada na educação física

Autores

  • João Derli de Souza Santos UNIFEB
  • Carla Regiane Vargas
  • Elvis Martins
  • Francielle Evangelista
  • André Fabiano Gnoatto
  • Natan Tomé Bissoli
  • Kámila Trainotti
  • Elaine Cristina Apolinario
  • Gabriel Felipe
  • Bruna Ramos

Palavras-chave:

Corporeidade. Educação física. Ensino médio. PIBID.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência fundamentado teoricamente elaborado por acadêmicos do Projeto de Educação Física do PIBID desenvolvido com aproximadamente 45 alunos do Ensino Médio matutino numa escola da rede estadual de ensino do município de São João Batista/SC no primeiro semestre de 2016. Ele privilegiou o tema Corporeidade nas aulas de Educação Física. Objetivo: oportunizar aos alunos do Ensino Médio vivenciar  experiências em diversos ambientes para aprimoramento da corporeidade, priorizando suas potencialidades,
autonomia e tomada de consciência das ações. Metodologia: estudo  realizado numa abordagem qualitativa, utilizando a técnica Pesquisa-ação. As aulas foram planejadas e registradas por meio de fotografias e filmagens. Na realização das aulas enfocou-se no objetivo proposto modificou-se a forma de atuação e propostas dos acadêmicos, conforme a
necessidade e respostas dos alunos. Resultados: pela observação da
participação dos alunos nas aulas e de sua avaliação do Projeto, verificou-se que ocorreram avanços em suas capacidades cognitivas, psicomotoras e relacionais. Houve estreitamento dos vínculos afetivos nos grupos, maior e mais efetiva comunicação, bem como relatos de aplicação das aprendizagens para além do contexto escolar nos âmbitos intra e
interpessoal. Considerações Finais: considerando o objetivo deste
 trabalho pudemos verificar que o Projeto sobre Corporeidade atingiu seu objetivo, visto que os relatos dos alunos participantes indicaram aprendizagens nos aspectos mencionados acima. Diante disso, pode-se concluir que iniciativas como esta contribuem significativamente para os
alunos, assim como para a formação profissional dos acadêmicos responsáveis por tal proposta.

Referências

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos