APRESENTAÇÃO
Resumo
Os artigos reunidos nesta revista atendem à edição impressa 2010 da Revista da Unifebe cujo percurso, este ano, contemplou também uma edição eletrônica.
Importante destacar que a realização deste trabalho, expandido para o formato eletrônico com manutenção do suporte de papel, deu-se pela credibilidade que a revista vem alcançando no meio acadêmico nacional. Por ter sido muito significativa a busca pelo espaço da publicação, vinda de diferentes universidades brasileiras, é que temos podido manter em nossa revista, dentre outros, os propósitos de diversidade temática e de zelo pela cientificidade.
Aos pesquisadores que referendam, com seus contatos e suas contribuições, essa credibilidade, muito agradecemos.
Os artigos da presente edição trazem contribuições versando sobre temáticas de diferentes áreas do conhecimento: questões ambientais e reutilização da água, atividade física e estado nutricional, jogos, educação física e conhecimento, estudo empresarial, marketing, capital humano e fidelização, matéria tributária, direitos individuais, direito pós-moderno, solidariedade e ética. Contemplam, ainda, pesquisa sobre educação básica pública, pedágio, bancos e sustentabilidade.
O Centro Universitário de Brusque – Unifebe –, através de sua Pró-reitoria de Pós-graduação, tem em sua revista um canal para a preservação da memória científica e para o fomento de interlocuções e de novos saberes. A cada registro e leitura, bem sabemos, cabem indagações, estabilizações e desestabilizações de ‘verdades’. Enfim, implicam os atos da produção científica e da publicação em interação dialógica, inclusão e democratização de saberes e em (re)ativação do circuito do conhecimento, estimulando novos modos de pensar e de fazer.
De sorte que, ao pensar as publicações das pesquisas, duas aprendizagens se nos apresentam: aprendemos a ler o que elas nos relatam sobre o mundo, da mesma forma que aprendemos a ler o mundo sobre o qual as pesquisas relatam. São as pesquisas, portanto, modos de ler o mundo, nos modos de ler a pesquisa, quando não, modos de ser no mundo e modos de fazer mundo(s).
Posto que algo de poético há nesse dizer, provocadora é essa ‘verdade’ que, dito de outra forma, cabe igualmente aos poetas, filósofos e cientistas provocar reflexões.
Pesquisa e escrita em publicação mantém a memória científica preservada e aguçada. Leiamos e aproveitemos a oportunidade de ler, de ser e de fazer mundo(s).
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.