METODOLOGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA LEITURA A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE – SC

Autores

  • Marla Mallmann Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
  • Camila da Cunha Nunes Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Resumo

Diversas são as discussões realizadas acerca do processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar na área de Educação Física. Essas discussões são baseadas pelo movimento de contradição entre os referenciais teórico-práticos das muitas áreas do conhecimento e permitem diferentes compreensões, sentidos e significados que subsidiam a Educação Física. Entretanto, percebemos que as discussões realizadas impossibilitam modificações e reconstruções nas práticas pedagógicas no ambiente escolar. A partir disso, temos como objetivo analisar a operacionalização das metodologias de ensino e aprendizagem em Educação Física nas escolas públicas de Brusque – SC. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório sustentada em uma análise discursiva. Utilizamos como instrumento a técnica de entrevista.A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física das escolas públicas do ensino fundamental do município de Brusque – SC. A amostra sendo constituída intencionalmente de 15 professores de Educação Física. O conhecimento da realidade local do município possibilita a avaliação e reflexão visando novas práticas pedagógicas a partir da compreensão da dinâmica social. Materializar essa forma de pensar requer ir além do conteúdo esportivo ou baseado nos elementos psicomotrizes como apresentado no estudo. Isso pode ser possibilitado se as práticas educativas forem pensadas a partir do contexto social local, rompendo com práticas que estejam configuradas no contexto macro social.

Biografias Autor

Marla Mallmann, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Acadêmica da 5ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Camila da Cunha Nunes, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela FURB. Professora no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Publicado

2016-05-17

Edição

Secção

Artigos