METODOLOGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA LEITURA A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE – SC
Resumo
Diversas são as discussões realizadas acerca do processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar na área de Educação Física. Essas discussões são baseadas pelo movimento de contradição entre os referenciais teórico-práticos das muitas áreas do conhecimento e permitem diferentes compreensões, sentidos e significados que subsidiam a Educação Física. Entretanto, percebemos que as discussões realizadas impossibilitam modificações e reconstruções nas práticas pedagógicas no ambiente escolar. A partir disso, temos como objetivo analisar a operacionalização das metodologias de ensino e aprendizagem em Educação Física nas escolas públicas de Brusque – SC. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório sustentada em uma análise discursiva. Utilizamos como instrumento a técnica de entrevista.A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física das escolas públicas do ensino fundamental do município de Brusque – SC. A amostra sendo constituída intencionalmente de 15 professores de Educação Física. O conhecimento da realidade local do município possibilita a avaliação e reflexão visando novas práticas pedagógicas a partir da compreensão da dinâmica social. Materializar essa forma de pensar requer ir além do conteúdo esportivo ou baseado nos elementos psicomotrizes como apresentado no estudo. Isso pode ser possibilitado se as práticas educativas forem pensadas a partir do contexto social local, rompendo com práticas que estejam configuradas no contexto macro social.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.