Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
Palavras-chave:
Formas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.