A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo.Resumo
O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.