A LIBERDADE DE IMPRENSA NO DIREITO BRASILEIRO: ASPECTOS HISTÓRICOS E A POSSIBILIDADE DE SUA LIMITAÇÃO PELO ESTADO
Palavras-chave:
Liberdade de expressão. Limitação. Privacidade. Intervenção estatal.Resumo
O presente artigo objetiva abordar a liberdade de expressão, princípio este expresso na Constituição Federal e considerado um dos pilares da democracia brasileira. Com o presente trabalho buscar-se-á também estabelecer o quanto a liberdade de expressão deve ser interpretada como direito absoluto, e os limites impostos pelo nosso ordenamento quanto ao assunto. Por meio da pesquisa doutrinária e do método indutivo, operacionalizado com as técnicas do referente, das categorias, dos conceitos operacionais e da pesquisa de fontes documentais, constatou-se que a liberdade de expressão não é um direito absoluto dos cidadãos brasileiro, e nem mesmo a própria constituição a assegura de forma absoluta.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.