AVALIAÇÃO NUTRICIONAL, ALIMENTAR E DOS HÁBITOS DE VIDA DE TRABALHADORES DE UM HOTEL DO LITORAL BAIANO
Palavras-chave:
Estado nutricional. Alimentação. Estilo de vida.Resumo
A alimentação saudável deve suprir as necessidades nutricionais dos indivíduos, além de prevenir Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT a refeição balanceada fornecida pelas Unidades de Alimentação e Nutrição serve de suporte para o aumento da produtividade, estando intimamente ligada à saúde, rendimento do trabalho e diminuição dos riscos de acidentes. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional e os hábitos de vida, inclusive alimentares de trabalhadores de um hotel do litoral baiano. Para tanto, a coleta de dados abrangeu questionário com dados pessoais, fatores dietéticos e satisfação quanto às preparações fornecidas e antropometria - índice de massa corporal e circunferência da cintura. Concluiu-se que a maior parte da população era eutrófica e ausência de risco para DCNT, entretanto o sobrepeso predominou entre os homens. Em relação aos fatores dietéticos, notou-se que as mulheres possuem hábitos menos saudáveis, no que diz respeito ao consumo de frituras, doces, enlatados, sal e gordura. Já os homens ingerem mais água, frutas, legumes, verduras, alimentos integrais e desnatados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.