PERCEPÇÃO CORPORAL POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Palavras-chave:
Imagem corporal. Academias de ginástica. Musculação.Resumo
A insatisfação com a própria imagem corporal, talvez seja um dos principais motivos que levem as pessoas a iniciar um programa de atividade física. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção corporal de praticantes de musculação em academias do município de Itajaí-SC. A fim de caracterizar a amostra, foi aplicado um questionário estruturado, contendo informações sobre o estilo de vida, antropometria e imagem corporal. Os parâmetros antropométricos utilizados foram: peso e estatura, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e para estimar a autopercepção da imagem corporal foram utilizados dois conjuntos de silhuetas. Para análise estatística descritiva dos dados foram utilizadas a frequência absoluta e relativa das variáveis coletadas. Foram avaliados 284 praticantes de musculação do gênero masculino, com idade média de 26,31 ± 6,03 anos, e mais de doze anos de estudo; 156 indivíduos relataram atividade física mais de três vezes por semana. Quanto ao IMC, os valores médios encontrados foram: 24,93 + 2,51 kg/m2. Em relação à satisfação corporal, 42,3% dos praticantes de musculação mostravam-se insatisfeitos com a aparência física. Observou-se que a variável insatisfação corporal estava vinculada à preocupação com a forma física. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mais estudos sobre a percepção corporal, bem como, da inserção de profissionais de nutrição em academias de ginástica para promover o bem estar de forma mais equilibrada.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.