CURRÍCULO, TEMPO E ESPAÇO
Palavras-chave:
Currículo. Ensino. Identidade. Organização e Desenvolvimento Curricular. Paradigmas Curriculares.Resumo
A importância de se estudar o tema currículo na formação docente do ponto de vista dos especialistas curriculistas aborda a noção de que uma escola em movimento deverá analisar profundamente seus fundamentos de ensino, sua estrutura, sua organização e seu desenvolvimento, como desafio, frente a evolução da noção de tempo e de espaço nos ambientes educativos. A definição de currículo se articula com o reconhecimento de que o ser humano possui complexidade em suas dimensões de aprendizagem e isto faz com que todo currículo se constrói, à medida que também constrói aquele que dele participa. Dessa forma, o sentido proposto ao currículo não pode ser visto como uma realidade abstrata, uma experiência distante, uma ação que se instale à margem do sistema educativo, mas sim como um elemento próximo e concreto que expresse o cotidiano da escola. Nessa perspectiva, a estrutura, organização e desenvolvimento curricular devem levar em consideração a análise dos aspectos socioculturais, políticos e histórico implicados na engrenagem de funcionamento de todo processo, compreendendo que as diferentes representações e práticas docentes se encontram influenciadas por interesses e forças que emanam das relações sociais envolvidas com uma proposta educativa de emancipação humana. Trazer à tona o diálogo do ensino e do currículo emancipatório é em síntese reconhecer que a escola é um espaço de trocas que deve ser visto como um organismo vivo, uma condição de estudo na área da educação e formação docente que não pode estar nas antessalas. Logo, o presente artigo de revisão literária abordará a problemática dos estudos em currículo ao reconhecer que os educadores não mais poderão postergar tais debates, uma vez que as reformas legais que vêm ocorrendo e as novas diretrizes educacionais que delineiam novos cenários convidam todo educador a fazer reflexões dessa natureza.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.