OS LIMITES DO ALL TYPE: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA CONTIDA NOS CLASSIFICADOS ERÓTICOS DO JORNAL “O DIARINHO”
Palavras-chave:
All type. Linguagem persuasiva. Anúncio classificado.Resumo
Desde seus primórdios, o anúncio publicitário utilizou a palavra para convencer, vender e levar seu receptor à ação. No Brasil, o primeiro anúncio impresso no meio jornal classificava-se no gênero classificado. Desde então, esse tipo de anúncio popularizou-se e passou a ocupar espaço próprio dentro desse tipo de mídia. O que se percebe, a partir do momento em que as técnicas de ilustração e fotografia tornam-se mais populares, é a desvalorização desse tipo de comunicação por parte da classe publicitária, encontrando-se bibliografias que, inclusive, descaracterizam o classificado como linguagem persuasiva, colocando-o lado a lado à linguagem jornalística. Porém, há de se considerar que o anúncio classificado apresenta algumas marcas textuais que intencionam a persuasão, constituindo-se de um tipo singular de publicidade all type (aquela formada apenas por elementos verbais). O presente trabalho tem como objetivo analisar quais marcas persuasivas do texto publicitário, defendidas por Sandmann (1997) e Carrascoza (2007) são encontradas na comunicação do gênero classificado, mais precisamente nos classificados de caráter erótico veiculados no jornal “O Diarinho”, da cidade de Itajaí, na intenção de validar esse tipo de produção textual como de caráter predominantemente publicitário. Para tanto, além da busca pelos parâmetros de comparação nas bibliografias supracitadas, analisou-se 264 anúncios veiculados entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2012. O principal resultado encontrado foi a validação do gênero classificado como linguagem publicitária e persuasiva, admitindo-se sete das nove dimensões apontadas por Sandmann (1997) e Carrascoza (2007).Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.