APLICAÇÃO DO SOFTWARE QGIS NO TRATAMENTO DE PONTOS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO GEORREFERENCIADOS: UM BANCO DE DADOS DIGITAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a praticidade e eficiência na utilização de um software centralizado no tratamento de pontos topográficos e posterior utilização do mesmo como banco de dados digital. Tal trabalho foi motivado pelo fato de haver uma necessidade no processamento e armazenamento de levantamentos topográficos, requeridos a retificações de área. O software utilizado denomina-se QGIS, sendo este capaz de receber, tratar, incorporar, armazenar e gerar peças técnicas já nos padrões da ABNT NBR 17.047. Os métodos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram o descritivo e o qualitativo, onde os dados obtidos para demonstração da utilização do software foram obtidos de levantamentos topográficos. Diante disso, com o auxílio do software QGIS versão 3.34, fez-se o tratamento dos pontos obtidos, desenvolvimento de um memorial descritivo e a demonstração da integração do banco de dados coletados com o banco de dados de autarquias federais, tais como: o DNIT ou a ANA. A pesquisa conclui que o QGIS pode ser um importante auxiliar no tratamento de pontos topográficos, ao passo que é capaz de gerar as peças técnicas requeridas, além de atuar como banco de dados digital.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.