ANÁLISE DE PRODUTO RESIDUAL DE ÁCIDO SULFÚRICO COMO COAGULANTE NO TRATAMENTO DE EFLUENTES GALVÂNICOS
Resumo
A poluição química aquática, resultante do descarte de metais pesados da indústria galvânica, representa um dos problemas ambientais mais críticos. Este estudo investiga a reutilização de ácido sulfúrico (H₂SO₄) contaminado, um resíduo da indústria galvânica, como coagulante no tratamento de efluentes. Os resultados demonstram que o uso do H₂SO₄ contaminado alcançou uma redução superior a 80% nos percentuais de ferro e zinco e acima de 65% na Demanda Química de Oxigênio (DQO). A pesquisa sugere o potencial de substituição do policloreto de alumínio (PAC) por esse resíduo, alinhando-se com os parâmetros estabelecidos pela CONAMA 430/2011.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.