MACABÉA
ENSAIOS PSICANALÍTICOS SOBRE A NEUROSE OBSESSIVA FEMININA
Resumo
Este artigo materializa uma pesquisa em psicanálise extramuros a partir da obra A hora da estrela (1977) de Clarice Lispector, propomos uma discussão sobre a neurose obsessiva feminina na escuta da personagem Macabéa. Escutou-se a obra como um caso clínico, considerando-o uma potente produção artística passível de interpretações fundadas nos conceitos de uma psicanálise clínica e social. A partir disso, vislumbrou-se desdobrar as mensagens transmitidas pela personagem para promover diálogos teóricos sobre a dificuldade da mulher obsessiva lidar com seus próprios desejos. A análise da personagem propõe justamente elucidar o sofrimento das mulheres obsessivas, visto que, tal sofrimento é facilmente despercebido na clínica, pois é um sofrimento que se adapta ao mundo. Assim como Macabéa, as mulheres da atualidade continuam sendo subservientes ao papel social que lhes é imposto - dona de casa, recatada, que cuida dos filhos e acata as ordens de seu marido - e para mais, sustentando outras demandas, que incluem a vida social e profissional. O sofrimento neurótico obsessivo existente nessas situações é acreditar que se dá conta de tudo. É não blefar com a vida e com o mundo, ou seja, acreditar que existe alguém que escapou da castração e que é possível controlar, antecipar e prever a vida e os desejos. As transferências dos autores com essa expressão artística mobilizaram outros e novos sentidos sobre a temática explorada. Por isso, a articulação e interpretação da personagem Macabéa entrelaçando a estrutura neurose obsessiva podem produzir uma escuta menos cristalizada em relação ao sofrimento da mulher obsessiva.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.