ANÁLISE DE CRESCIMENTO DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DAS REGIÕES SUDESTE E DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Indicadores econômicos. Regiões de Santa Catarina. Produto Interno Bruto per capita. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.Resumo
Diante da perspectiva de constantes mudanças nos cenários sociais e econômicos da sociedade contemporânea, indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) se tornaram importantes aliados para a melhor compreensão dos fenômenos enfrentados pela indústria e sociedade. Partindo dessa premissa, este estudo objetivou verificar, por meio do levantamento de dados via pesquisa documental, de caráter periódico, e análise estatística, efetuada por meio de teste de hipóteses, se houve aumento no PIB per Capita de 2008 para 2012 e do IDHM de 2000 para 2010. nas cidades que compõem as regiões Sudeste e do Vale do Itajaí-Mirim do estado de Santa Catarina, Brasil. Após a coleta e análise dos dados pôde-se observar o aumento de tais indicadores, o que fornece importante subsídio para a compreensão da situação das regiões no período abordado e serve de base para a ampliação do estudo em outras localidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.