SOFTWARE EDUCACIONAL DE AUTORIA E A METODOLOGIA WEBQUEST

Autori

  • Vital Pereira dos Santos Junior SENAC

Parole chiave:

Educação. Webquest. Internet.

Abstract

Este artigo apresenta uma forma de ensino alinhada aos tempos atuais, quando o uso da Internet instiga a aprendizagem dos alunos, contribuindo e incentivando a descoberta. Em uma época em que o ato de copiar e colar conteúdos tornou-se um problema no meio acadêmico, apresenta-se aqui a metodologia webquest que tem como foco incentivar a pesquisa e desmotivar a simples replicação de conteúdos. O uso de software de autoria aliado à metodologia webquest foi aplicada como experiência didática numa escola técnica da cidade de Blumenau, permitindo assim, fazer a avaliação e análise da metodologia. Mesmo utilizando recursos da área de informática, a metodologia webquest é indicada para o ensino de qualquer conteúdo ou disciplina como, por exemplo, história, geografia ou matemática, dependendo do assunto que o professor pretende explorar. Neste artigo o conteúdo ensinado foi o de Redes de Computadores, contando com a intervenção do próprio professor atuando em sala de aula, além da produção dos alunos. Com este trabalho é possível perceber, por meio dos resultados alcançados pelos alunos, a importância do uso da tecnologia na educação, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, bem como tornar a aula criativa e motivadora, contribuindo para a  melhoria da qualidade educacional.

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-07-11

Fascicolo

Sezione

Artigos