ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA PARA O APROVEITAMENTO DO CIAP POR UMA AGROINDÚSTRIA
Parole chiave:
Controles internos. Ativo Permanente. ICMS. CIAP.Abstract
Este estudo de caso tem como objetivo analisar como os fatores internos e externos influenciam a estruturação de controles internos para o aproveitamento do CIAP por uma agroindústria localizada no estado do Paraná, assim como o aproveitamento do CIAP pode influenciar nos resultados dela. Desse modo, foi verificado o aproveitamento do ICMS referente às operações com bens do ativo imobilizado e se este estava sendo feito de acordo com a legislação do estado. Quanto à metodologia utilizada se trata de uma pesquisa descritiva, utilizando o estudo de caso, com análise documental e entrevistas com os gestores e contadores da agroindústria. Como a legislação do ICMS sofre variações entre os estados brasileiros, os resultados encontrados nessa pesquisa poderão se diferenciar de estudos realizados em outros estados. Foram verificados os fatores internos e externos que impactam no custo/benefício da implantação de controle do ativo permanente. Os resultados demonstram que, fatores internos como o desconhecimento do benefício ou até mesmo a falta de um estudo do retorno ao implantar o CIAP, e externos como a complexidade da legislação são relevantes para a estruturação de controles internos e ainda se conclui que influenciam positivamente no resultado da empresa, pois se obteve um desembolso de recursos menor com o aproveitamento do crédito.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.