Semântica nos sistemas de apoio a decisão: o estado da arte
Parole chiave:
Sistemas de Apoio a Decisão. Semântica nos Sistemas de Informação. Ontologia. Raciocínio Computacional.Abstract
O presente artigo tem por objetivo fornecer uma visão geral do estado da arte da capacidade semântica dos Sistemas de Apoio a Decisão-SAD. Nesse sentido, o texto relata o resultado de uma revisão sistemática através da qual foi feito um levantamento das publicações relativas ao tema e realizadas entre os anos de 2005 a 2009. Trata-se de uma pesquisa básica exploratória na qual a metodologia empregada é a preconizada por Barbara Kitchenham (KITCHENHAM, 2004). Integram a referida revisão teses, dissertações e artigos científicos, nacionais e internacionais, os quais totalizaram cem textos lidos. A coleta de dados foi feita usando o Portal Capes e filtros de busca na Internet, sendo seu objetivo traçar o perfil da produção atual sobre os SAD e, a partir dele, identificar os aspectos relevantes e predominantes, e também as lacunas existentes nas investigações. Neste sentido, restou evidenciado que as funcionalidades semânticas destes sistemas são hoje sustentadas predominantemente com o uso de ontologias, como mecanismo para a representação do conhecimento, e a aplicação do raciocínio monotônico, como instrumento para o processo de inferência sobre este conhecimento.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.