PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
Parole chiave:
Professores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.Abstract
A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.