Como se tornar um empreendedor? uma análise do processo de decisão ao empreendedorismo
Parole chiave:
Estratégia. Empreendedorismo. Tomada de Decisão.Abstract
Este artigo destina-se a investigação do empreendedorismo. Especificamente, aborda-se o tema sob a perspectiva da teoria da tomada de decisão a fim de compreender como um indivíduo se torna um empreendedor, ou seja, decide investir em seu próprio negócio. Para compreender esse tema, utilizou-se um estudo múltiplos casos, sendo conduzido por meio de entrevistas – com três empresários que atuam nos segmentos de prestação de serviços, varejo e indústria, localizados no oeste de Santa Catarina. Os resultados do estudo mostram que: (1) o modelo de empreendedorismo do empresário do ramo de serviços enquadrou-se no modelo desestruturado, que consiste em um modelo entendido como dinâmico e com interferências; (2) o empreendedor do ramo de varejo enquadrou-se no modelo da ‘lata de lixo’ sendo este um modelo em que o gestor não procura analisar e escolher alternativas, tomando a decisão sem muitas informações; (3) o empreendedor da indústria enquadrou-se no modelo racional, ou seja, adotou uma visão panorâmica das alternativas para a tomada da decisão; (4) os fatores influenciadores ao investimento no próprio negócio pautaram-se nas esferas econômica, social e de mercado.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.