O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NUMA CORDA BAMBA
Parole chiave:
Brincar. Educação Infantil. Planejamento.Abstract
RESUMO: Este artigo resultou de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os modos de brincar vividos pelas crianças que estudam em uma escola pública de educação infantil, as concepções que os pais e professores têm dessas atividades, bem como o impacto de tais concepções nos planejamentos e nas práticas desenvolvidas na escola. O estudo foi realizado em uma escola pública de educação infantil, localizada no município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e envolveu a participação de dezesseis pessoas: uma gestora de escola de educação infantil; cinco professoras; cinco crianças; e, cinco familiares dessas crianças. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: (i) entendimento sobre o brincar, (ii) a forma como as brincadeiras se concretizam na escola; e (iii) a participação dos adultos nessas brincadeiras. Concluiu-se que, embora a importância do brincar na educação das crianças pequenas seja consenso entre pais, professores e gestora, essas atividades são pouco consideradas nos planejamentos dos professores e há restrito envolvimento dos adultos nesses momentos, de modo que existe uma lacuna entre as concepções de brincar e as práticas que ocorrem na escola, tanto no que tange ao planejamento como na participação dos pais e professores nas brincadeiras das crianças.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.