As civilizações Pré-Colombianas no Continente Americano
Parole chiave:
Civilizações. Cultura. Maias. Astecas. Incas.Abstract
O estudo das civilizações pré-colombianas no continente americano é um imperativo, de modo a contribuir para a dissipação da ideia de que a história do continente tenha iniciado com a chegada dos europeus a partir do final do século XVI. O presente artigo tem como objetivo descrever as principais características das civilizações pré-colombianas, com atenção especial ao tema da cultura. Trata-se de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica. O fato de inicialmente se concluir que as principais civilizações pré-colombianas são aquelas que existiam no continente americano no momento da chegada do europeu, tais como: os Maias, os Astecas e os Incas, não desconsidera as demais. Ao contrário, são ressaltadas algumas delas, a saber: as do Norte Chico, os Olmecas e a dos Chavín. Conclui-se que as civilizações pré-colombianas formavam sistemas sociais complexos e possuíam riqueza cultura comparáveis a outras sociedades antigas, como as da África e Antigo Oriente, e o resgate da sua história constitui tarefa inalienável para que se possa pensar na construção de uma identidade não eurocêntrica no continente americano.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.