Flutuações do preço do ouro: proposta de gestão de riscos para a empresa Kohler joalheria e presentes Ltda

Autori

  • George Wilson Aiub Unifebe
  • Jéssica Andrini Unifebe

Parole chiave:

Mercado. Flutuações do preço do ouro. Risco. Análise.

Abstract

A empresa Kohler Joalheria e Presentes Ltda. atua no varejo de joias de ouro. O ouro é uma commoditie e possui seu preço estabelecido no mercado de acordo com as estruturas macroeconômicas, proporcionando um cenário de risco a empresa. O objetivo deste artigo é identificar variáveis que influenciam a gestão de riscos a partir da análise da flutuação no mercado do ouro para a empresa Kohler Joalheria e Presentes Ltda. O período ao qual se aplicam as análises é de janeiro de 2003 a dezembro de 2012. Na análise de volatilidade dos preços do metal no mercado há um índice de 24,09%. Por meio da análise fundamentalista pode-se observar que os fatores influenciadores para a valorização do ouro no mercado estão atrelados principalmente aos momentos de maiores incertezas no cenário macroeconômico. Quanto às análises das vendas da empresa Kohler pode-se observar que as vendas de joias de ouro compõem o segmento de maior representatividade na empresa e que entre estas, as peças mais leves formam a grande força de vendas. Conta-se também com a análise de correlação entre a cotação do ouro e as vendas mostrando uma correlação forte entre as variáveis. As medidas sugeridas para a gestão do risco na empresa apontam para a continuidade das análises realizadas nesta pesquisa. Sugere-se também a realização de compra de ouro no mercado de mercadorias e futuros, via contratos de Spot, como forma de assegurar o montante financeiro exposto ao risco na empresa devido à flutuação do preço do ouro no mercado.

Biografie autore

George Wilson Aiub, Unifebe

Coordenador do Curso de Administração da Unifebe

Jéssica Andrini, Unifebe

Bacharelanda do Curso de Administração da Unifebe

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Pubblicato

2016-12-08

Fascicolo

Sezione

Artigos