PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O INTERCÂMBIO COMERCIAL: A UNCTAD E O DENOMINADO COMÉRCIO SUL-SUL
Parole chiave:
Comércio Sul-Sul. UNCTAD. Cooperação Comercial.Abstract
A cooperação comercial internacional entre os países em desenvolvimento (Sul-Sul) emergiu por meio dos resultados obtidos na XII Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que tem origem nos ajustes institucionais suportados pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o desígnio de enfrentar o desafio do subdesenvolvimento pela criação de alternativas estratégicas que amenizem a pobreza e a marginalização comercial dos Estados. A essência desta análise está em identificar em que medida o Comércio Sul- Sul pode beneficiar o intercâmbio de bens brasileiros, a fim de aumentar a pauta exportadora nacional. Quanto à metodologia, utilizou-se o método indutivo, operacionalizado por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de fontes documentais. Infere-se a partir deste estudo que existe um incremento significativo nas trocas comerciais entre os países considerados periféricos, o que na realidade econômica atual tem sido demonstrada como viável, além de que muitos países têm priorizado esse tipo de relação comercial.
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.