PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA TRABALHO COM FONTES ORAIS
Parole chiave:
Historiografia. História Oral. Metodologia.Abstract
O presente artigo arrola e discute alguns princípios metodológicos a ser considerados em pesquisas que pretendam fazer uso de fontes orais. A reflexão teórica aqui esboçada serviu de subsídio para a pesquisa de doutorado realizada pelo autor entre os anos de 2007 e 2011. Esta análise focou a imigração germânica para os estados de Santa Catarina e Paraná, ao longo do século XIX e primeira metade do século XX, e especificamente a formação de uma igreja luterana entre esses imigrantes. O emprego da metodologia de história oral revelou-se muito frutífero, especialmente por oferecer um ponto de vista distinto daquele que pode ser encontrado nas fontes históricas “oficiais”. Contudo, a análise dessas fontes exige princípios metodológicos específicos, tais como: a relação relativa entre verdade e exatidão, a função do silêncio e das pausas no depoimento e as intencionalidades do depoente.
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.