PROJETO E ANÁLISE DE UM EDIFÍCIO DE CONCRETO ARMADO COMPARANDO QUATRO RESISTÊNCIAS CARACTERÍSTICAS À COMPRESSÃO
Abstract
O artigo analisa o impacto que a alteração da resistência característica à compressão do concreto (fck) tem no custo final de uma obra. O estudo foi desenvolvido tendo por base o projeto estrutural de uma edificação multifamiliar vertical com área total de 6.435,00 m². Na análise, foram comparados os resultados quantitativos de aço, de concreto e de custo global para quatro projetos com quatro fck diferentes, sendo eles fck 20 MPa, 30 MPa, 40 MPa e 50 MPa. Para os cálculos e dimensionamento da estrutura, foi utilizado o software Eberick versão 17.304 e, por meio dele, chegou-se aos resultados de materiais consumidos. Por meio de cotações de preços de aço e concreto com fornecedores locais, chegou-se à conclusão de que o concreto com o fck 30 MPa é o mais viável economicamente entre os fcks estudados.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.