MELHORIAS NO BIOPOLIMENTO: DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL
Abstract
A presente pesquisa investiga o processo de biopolimento, utilizado no tratamento de pilling em tecidos, um problema que causa a formação de aglomerados de fibras na superfície, prejudicando a aparência e a durabilidade dos tecidos. A justificativa para o estudo está na importância de otimizar o biopolimento para aumentar a qualidade dos tecidos. Este estudo foi realizado com base em amostras de tecido coletadas em uma lavanderia industrial. Análises de microscopia revelaram que o processo atualmente utilizado pela empresa não é totalmente eficaz na eliminação do pilling. O estudo propõe soluções para otimizar o processo, incluindo ajustes nos parâmetros de aplicação da enzima, como pH, temperatura e concentração, além da avaliação de novas enzimas. Concluiu-se que a otimização do biopolimento pode resultar em tecidos com menor propensão ao pilling e melhor qualidade.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.