Planejamento estratégico com foco no Balance Scorecard em uma pequena empresa na cadeia automobilística

Auteurs-es

  • Eloisa Schaefer
  • Alessandro Fazzino

Résumé

O Balanced Scorecard (BSC) é o sistema de medição mais utilizado no mundo, trata-se de uma ferramenta que desdobra o planejamento estratégico em indicadores e metas para acompanhar se o plano está sendo convertido em ações práticas na empresa. Quando se refere a pequenas empresas, são visíveis
as dificuldades para a implantação de um planejamento estratégico. Quando essa organização consegue implantar esse planejamento, esbarra em como fazer para que ele seja executado. Nesse contexto, aparece o BSC como ferramenta de gestão para esse desdobramento na operação. O presente trabalho teve como objetivo analisar a implantação do planejamento estratégico, utilizando o BSC como sistema de medição, em uma pequena empresa na cadeia automobilística, na cidade de Guabiruba-SC. Metodologicamente, a pesquisa foi descritiva, a abordagem do problema qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental e entrevista como forma de coleta de dados. Os documentos utilizados na pesquisa foram coletados na empresa objeto deste artigo. As análises foram realizadas por meio de análise documental e análise de conteúdo. Foi possível concluir que apesar de algumas
metas estipuladas pela empresa terem piorado após a implantação do BSC, de forma geral, a maioria das metas melhoraram. Ou seja, esse indicador de desempenho foi bem aproveitado pela empresa, e ajudou bastante no controle e acompanhamento de seus objetivos e meta estabelecidos. E, para as metas, que ficaram abaixo do estimado, está sendo possível, por meio do BSC, identificar as fragilidades para que a empresa possa alcançar os seus resultados.


Palavras-chave: contabilidade gerencial; controladoria; indicadores estratégicos.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-24