INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA CURRICULAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CATARINA
Résumé
A dificuldade de comunicação entre ouvintes e a comunidade surda é algo notório na sociedade. Apesar de inúmeras leis que garantam direitos relacionados à educação inclusiva, quando se parte para a realidade, ela é muito diferente do previsto nessas leis. Assim, pesquisar a maneira como ocorre a educação deste grupo minoritário se fez necessário para intentar propor uma forma eficaz para incluí-los socialmente, uma vez que é por intermédio da língua que se inicia a comunicação, e não há como separar o aprendizado de uma nova língua da escola. Por meio deste artigo buscou se analisar essa problemática, e pela pesquisa bibliográfica embasaram-se as discussões expostas. É mister a necessidade do estado de Santa Catarina de fato se empenhar em incluir o surdo na sociedade, fornecendo-lhe uma educação bilíngue com qualidade e, principalmente, incitando a comunidade escolar regular a aprender a língua brasileira de sinais, por meio de sua oferta como disciplina a toda a educação básica do estado, promovendo verdadeiramente a inclusão social pela comunicação.Références
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