GESTÃO ACADÊMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO ITAJAÍ – SANTA CATARINA
Mots-clés :
Gestão. Administração. Competência acadêmica. Ensino superior.Résumé
A educação superior no Brasil, no seu contexto histórico, influenciada diretamente pelo sistema europeu esteve imbuída a atender a classe dominante. Em detrimento às (ou das) mudanças internas e externas e das (ou às) necessidades do alastramento do saber cientificamente elaborado, tem seu grande avanço a partir de 1998, crescendo aproximadamente 80% em relação aos cursos de graduação e aumento de 700 mil novas vagas. Esta realidade vem exigindo das instituições maior conhecimento e envolvimento quanto à gestão universitária. O presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil, a função e as competências do gestor das Instituições de Ensino Superior Privado do Vale do Itajaí – Santa Catarina. A investigação valeu-se da pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva, com uso de questionário semiestruturado, com abordagem qualitativa e quantitativa para compreender o pensar, o conhecer e a prática dos profissionais envolvidos. Com a pesquisa constatou-se que os gestores das Instituições de Ensino Superior conhecem as funções inerentes ao cargo, assim como desenvolvem atividades compatíveis, de acordo com as exigências e necessidades institucionais. Em contrapartida, a carga horária em relação ao número de alunos, não atende às prerrogativas legais exigidas, no entanto afirmam desempenhar suas atividades de acordo com a demanda. Em relação à formação continuada, apurou-se existir oferta pelas instituições com participação efetiva dos gestores devido às exigências institucionais e as necessidades do cargo.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.