Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista da UNIFEBE é uma publicação do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e tem como objetivo divulgar, de forma regular, o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos pelos docentes e discentes da Instituição, assim como de colaboradores externos. São objetivos da Revista da Unifebe:

I -   divulgar, para a sociedade em geral e para a comunidade acadêmica em especial, os resultados da produção científica da UNIFEBE e de outras instituições;

II -  constituir um espaço de discussão científica que fomente novas pesquisas;

III -   viabilizar a permuta de publicações com outras instituições.

Revista da UNIFEBE publicará artigos científicos que façam análises e discussões de resultados de trabalhos teóricos, bem como investigações baseadas em dados empíricos, utilizando metodologia científica, que coloquem em questionamento modelos existentes ou que levem à reformulação de hipóteses para futuras pesquisas.

A Revista da UNIFEBE obedecerá aos preceitos estabelecidos pela Lei Federal nº 9.610, de 19/02/98, que dispõe sobre os Direitos Autorais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos passam por uma avaliação prévia realizada pelo Editor-responsável (exame de submissão), que verifica a compatibilidade de conteúdo com a Linha Editorial adotada, além de aspectos metodológicos e estéticos elementares. Após o exame de submissão, os artigos são remetidos ao Conselho Editorial (mínimo dois pareceristas) para a avaliação qualitativa, conforme o processo ‘duplo blind peer review’. O prazo para a elaboração do parecer é de até 30 dias. Após a devolução da análise, o parecer é encaminhado para o autor(es) para tomada de ciência e incorporação das modificações sugeridas, sem que haja identificação do(s) parecerista(s). O texto modificado será enviado e passará por nova avaliação, a critério do Editor-responsável (serão levados em conta o grau de mudanças que o(s) parecerista(s) tenha(m) exigido). No caso do(s) autor(es) divergir da análise qualitativa, poderá justificar seu posicionamento perante a Editora-responsável que decidirá entre nova avaliação, caso tenha ocorrido discrepância entre os dois pareceristas e se entender conveniente. Caso a Editora-responsável mantenha o posicionamento do(s) parecerista(s) e o(s) autor(es) mantiver(em) sua discórdia, a revista se reserva o direito de não fazer a publicação. O andamento das alterações será informado por e-mail ao(s) autor(es). A seção de resenhas objetiva dar especial relevo para livros e revistas, nacionais e internacionais, desenvolvendo visão crítica sobre assunto determinado. Privilegiam-se títulos de interesse acadêmico que instiguem novas pesquisas entre mestrandos e doutorandos, fornecendo-lhes suporte teórico. O Conselho Editorial auxilia no processo de seleção, sempre que solicitado pela Editora-responsável. Os artigos recusados recebem o parecer escrito justificado.

Periodicidade

Publicação Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

- Portal de Periódicos da Capes

- Depósito legal na Biblioteca Nacional (versão impressa)

- Diadorim - Sistema de Classificação das Revistas - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

ISSN

ISSN Impresso: 1679-8708

ISSN Eletrônico: 2177-742X

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Histórico do periódico

A Revista da UNIFEBE é composta por uma publicação quadrimestral eletrônica, editada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, de orientação pluralista, e tem como objetivo divulgar, de forma regular, o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos por colaboradores internos e externos, nacionais e estrangeiros, que representem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas às diversas áreas do conhecimento.

Foi criada em 1996, com o nome de Revista da FEBE, contando com cinco artigos e cinco comunicações. Com esta publicação, mesmo que de forma modesta, a Instituição iniciou sua inserção no campo da pesquisa de iniciação científica. Em 2002 foi lançada a última edição como Revista da FEBE, com vinte artigos publicados.

Em 2003 foi lançada a primeira edição da Revista da UNIFEBE, continuação da Revista da FEBE. Pela primeira vez o número de textos submetidos ao Conselho Editorial superou o número de vinte e cinco artigos.

Em 2004 a Revista da UNIFEBE (ISSN 1679-8708) foi incluída na lista do Qualis/Capes - Coordenação de Pessoal de Nível Superior.

O Conselho Editorial da Revista da UNIFEBE é formado por representantes das áreas do conhecimento classificadas pelo CNPq que agregam os cursos da Instituição. Sendo responsáveis pela aprovação dos artigos ou pela sugestão de alterações consideradas necessárias.

Todas as edições da Revista da UNIFEBE encontram-se também disponíveis em um acervo junto à Biblioteca Acadêmica da UNIFEBE e em outras Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior com as quais a UNIFEBE mantém permuta. A Revista da UNIFEBE tem acesso gratuito e sem fins lucrativos, estando disponível a todos os leitores interessados em acompanhar as práticas de pesquisa desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento em que a as instituições atuam na graduação e pós-graduação.

Portanto, convidamos todos à leitura e apreciação dos artigos publicados, lançando o desafio a novos colaboradores, que almejem publicar seus trabalhos, contribuindo com as próximas edições da Revista da UNIFEBE.

Qualis/Capes Área de Avaliação:

Administração, Ciências Contábeis e Turismo - B3

Interdisciplinar - B3

Engenharias I - B4

Demais áreas - B5