FUNÇÕES EXERCIDAS PELA CONTROLADORIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS DO SUDOESTE DO PARANÁ
Palabras clave:
Controladoria Pública Municipal. Funções. Controle Interno.Resumen
Objetivo deste artigo consiste em identificar as funções da controladoria exercidas pelos Controllers municipais para compará-las com as funções da Controladoria mais mencionadas na literatura. Para tanto, foi utilizada pesquisa por meio de aplicação de questionário com os Controllers de sete municípios do sudoeste do Paraná. Os resultados obtidos apontam que os municípios executam as funções da controladoria definidas na literatura, mas que atuam mais fortemente nas funções “Gerencial-estratégica”, “Proteção de ativos”, “Avaliar orçamento”, “Controle de riscos” e, em menor grau, nas funções “Custos”, “Contábil”, “Planejamento/controle” e “Tributária”. Por outro lado, quanto às atividades mais desenvolvidas a prioridade tem sido maior nas atividades de “monitoramento e/ou gerenciamento” das funções pesquisadas. Também restou evidenciado que há um envolvimento expressivo nos procedimentos relacionados com “atividades mais sofisticadas” e na “execução” das tarefas atreladas a determinadas funções. Porém, foi apurado que a controladoria atua um pouco no “cumprimento de prazos” e minimamente na “supervisão da receita por fonte e despesa por função” e na “supervisão da receita e despesa por categoria”. Ainda, considera-se como contribuição deste estudo o conhecimento do cenário atual da atuação da controladoria nesse conjunto de municípios paranaenses.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.