Análise do desenho infantil segundo as ideias de Luquet

Autores/as

  • Melissa Haag Rodrigues

Palabras clave:

Desenho infantil. Luquet. Desenvolvimento.

Resumen

Este artigo tem a intenção de apresentar os resultados de um estudo de caso realizado em 2007 durante o Mestrado em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, proposto no seminário “O desenho infantil entre dois séculos: as concepções de Georges-Henri Luquet”. A pesquisa teve como objetivo experimentar o procedimento de coleta de desenhos de uma criança, anotar suas verbalizações durante o desenhar e buscar compreender a formação do desenho infantil, sua natureza e função. O referencial teórico utilizado para a análise foi a obra do francês Georges-Henri Luquet “O desenho infantil” de 1927. Luquet foi um dos pioneiros do estudo do desenho infantil e seu trabalho possibilitou novas maneiras de olhar esta atividade, bem como apresentar e relacionar conceitos importantes com o material coletado. O estudo mostrou a importância de se investigar a produção gráfica da criança em um contexto de interação social, para uma melhor compreensão do desenvolvimento do desenho na infância.

Biografía del autor/a

Melissa Haag Rodrigues

Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Docente do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Publicado

2017-01-03

Número

Sección

Artigos