QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS REFLETIDOS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

Autores/as

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Jackeline Império Soares Universidade Federal de Goiás
  • Amanda Oliveira Magalhães Instituto Federal Goiano
  • Maíra dos Santos Félix Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Educação, Ideário Pedagógico, Qualidade, Ideologia.

Resumen

Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.

Biografía del autor/a

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Dra. em Educção, Profesora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goias.

Jackeline Império Soares, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Amanda Oliveira Magalhães, Instituto Federal Goiano

Mestrando do Programa de P´so-Graduação Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás

Maíra dos Santos Félix, Universidade Federal de Goiás

Aluna de Iniciaçaõ Científica, Faculdade de Educação,Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2016-05-12

Número

Sección

Artigos