FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS ANAIS DO EnANPAD (2004-2014)
Palabras clave:
Finanças comportamentais, Estudo bibliométrico, EnANPAD.Resumen
Os periódicos e eventos são os meios mais usados para a divulgação dos trabalhos produzidos no meio acadêmico nas mais diferentes áreas. Sendo assim, com a contribuição dos estudos bibliométricos é possível retratar, em aspectos quantitativos, o quão está desenvolvido a produção científica sobre determinado tema. Nesse sentido, este artigo se propõe a investigar por meio de um estudo bibliométrico a produção científica sobre Finanças Comportamentais publicado nos anais do EnANPAD (2004-2014). Para isso, adotou-se uma pesquisa do tipo bibliométrica, retrospectiva, descritiva, sendo realizada por meio de revisão bibliográfica com a coleta dos dados pelos anais disponibilizados pelo evento. Os resultados mostram que nos 44 artigos publicados sobre o tema no período ocorre uma hegemonia do gênero masculino e de autores que possuem formação acadêmica na área administrativa. Constatou-se também que os trabalhos têm predominantemente dois autores nas publicações e como principais documentos usados como referência estão os periódicos internacionais. Verificou-se, ainda, que os autores mais citados sobre Finanças Comportamentais foram Daniel Kahneman, Amos Tversky e Herbert Simon, bem como entre os temas mais abordados nos artigos estão às heurísticas ou vieses: aversão ao risco, seguido do efeito da racionalidade limitada e aversão à perda.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.